Acessibilidade

Conferência

Responsabilidade social, Ética e Cultura inclusiva no Ensino Superior

Participantes:

  1. Profa. Ms. Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior - UFRJ
  2. Profa. Dra. Ângela Paiva Cruz Presidente da ANDIFES e Reitora da UFRN

Ementa: Reflexões para fomentar o debate urgente sobre ética nas relações interpessoais e institucionais no Ensino Superior, com o objetivo de expandir a cultura dos direitos humanos, do respeito à diversidade e da inclusão social das minorias, em especial, a participação das pessoas com deficiência no ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se estimular o estudo interdisciplinar da deficiência, como possibilidade de enfrentar a opressão e discriminação existentes. Deseja-se enfatizar que a universidade, como lócus privilegiado do conhecimento transformador, não pode mais postergar sua responsabilidade social para com a geração de iguais oportunidades para as pessoas com deficiência como sujeitos ativos e colaborativos na vida universitária e na sociedade.


Rodas de Conversa

Coordenação:

  1. Profissionais da área

Ementa: A Roda de Conversa é uma dinâmica coletiva que propicia o diálogo, entre profissionais, que buscam pela problematização de suas práticas junto às equipes de trabalho apontar caminhos diante das ações que desenvolvem. As premissas fundamentais nesse intercâmbio de experiência são as conversas, as discussões e a divulgação dos conhecimentos. Haverá um coordenador e um relator em cada grupo constituído (Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Intérpretes de Libras/Guias-intérpretes) que realizará as mediações entre os profissionais participantes. Os trabalhos na modalidade de rodas de conversa serão encaminhados pela via de relato de experiência e deverão se organizar a partir das normas de apresentação apontadas. As Rodas de Conversa terão duração de 2horas e terá como tema central a “Atuação e Desafio na Construção de Práticas Inclusivas no Ensino Superior”. Caberá ao relator registrar as falas deliberadas ao longo da reunião e ao final da sessão organizar as principais demandas e encaminhamentos em forma de relatório, assinado por todos os participantes, com a finalidade de ser apresentado na plenária final do evento.


REUNIÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECÁRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Coordenação:

  1. Margareth Maciel. F. D. Furtado – Bibliotecária/UFRN;
  2. Clemilda dos Santos Souza – Bibliotecária/UFC;
  3. Valéria Martins/Bibliotecária/UNICAMP

Ementa: A reunião técnica destinada a bibliotecários responsáveis pela gestão, serviços e produtos informacionais acessíveis das bibliotecas universitárias tem como proposta discutir a padronização, formatos e sistemas de armazenamento/disponibilização dos acervos digitais e a criação de uma Rede Cooperativa entre as IES que possuem acervos digitais em formatos acessíveis. As demandas e encaminhamentos trazidos pelo grupo deverão ser descritos em forma de relatório assinado por todos os participantes com a finalidade de ser apresentado na plenária final do evento.


I ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REGIÃO NORDESTE

Coordenação:

  1. Profa. Dra. Vera Lúcia Messias Fialho Capellini-UNESP/Bauru

Ementa: O I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste objetiva promover um espaço de discussão e reflexão das pesquisas envolvendo a área de Educação Especial na região Nordeste. Igualmente, pretende promover espaço para dialogo e construção de parcerias e redes de estudos envolvendo temáticas no campo da Educação Especial.


I FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS IFES

Coordenação:

  1. Membros da Comissão Organizadora Interinstitucional

Ementa: O Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES visa reunir seus gestores para discutir a importância de se efetivar o Fórum Permanente de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES, como um movimento pela busca do fortalecimento dos direitos, das ações e das politicas públicas que primam pela qualidade do acesso e da permanência do público alvo de educação especial. Objetiva também, refletir acerca das dificuldades e possibilidades que se apresentam para garantir os recursos financeiros e humanos para essas unidades, assim como as condições necessárias para se estabelecer a formação continuada para as equipes que compõem essas unidades. O Fórum terá duração de 2 horas, sendo coordenado pelos membros da Comissão Organizadora interinstitucional. Caberá aos relatores registrarem as falas e encaminhamentos deliberados ao longo da reunião e, ao final da sessão, organizar as principais informações e demandas trazidas pelo grupo em forma de relatório assinado por todos os participantes com a finalidade de ser apresentado na plenária final do evento.


PRAZO PARA SUBMISSÃO

Envio dos trabalhos:
15 de junho a 30 de setembro
Prorrogado até 5/10/2017
Avaliação:
1 a 20 de outubro
Publicação do resultado preliminar:
23 de outubro
Recurso:
24 e 25 de outubro
Julgamento dos recursos:
26 e 27 de outubro
Publicação do Resultado final:
31 de outubro

Observação:

  • A PUBLICAÇÃO NO SITE DOS RESULTADOS DOS TRABALHOS APROVADOS – 31/10/2017 (Aprovação do trabalho não garante inscrição no congresso, pois o número de participantes são limitados a 500 pessoas)
  • PRAZO FINAL PARA PAGAMENTO DAS INSCRIÇÃO DE AUTORES DOS TRABALHOS APROVADOS - 03/11/2017
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